CAMPANHA CRIATIVA & MARKETING DIGITAL - APAV E TIAGO SÁ

o desafio

Nos primeiros dois meses de 2019, Portugal registou nove mortes no contexto da violência doméstica: números bastante superiores aos reportados em períodos equivalentes de anos anteriores.

Tiago Sá, guarda-redes do SC Braga juntou-se à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) para sensibilizar para os casos de violência doméstica em Portugal. A Bright Creative Group foi a agência de marketing escolhida para desenvolver esta campanha de marketing única, onde o principal objetivo foi alertar o maior número de pessoas para este problema.

Definimos o conceito criativo, escrevemos o roteiro da campanha, realizámos toda a publicidade digital da campanha e articulámos a comunicação com a imprensa desportiva para aumentar o alcance da campanha. 

Fases do Projeto 

Empatizar 

Primeiro contacto com o cliente para perceber de que forma poderíamos ajudar e quais os principais desafios. 

Definição 

Avaliação de todos os dados e informações que o cliente forneceu.

Idealização 

Brainstorming de ideias “fora da caixa”. Criação do conceito criativo, slogan e guião final da campanha. 

Estratégia

Definição da estratégia de divulgação digital e offline.

Produção

Desenvolvimento do vídeo final e fotografias da campanha.

Implementação

Lançamento da campanha.

"A violência deixa marcas, ignorá-las deixa homícidio"

Conceito Criativo

Para o conceito criativo, desenvolvemos um conceito de marketing de guerrilha. O Marketing de Guerrilha é uma estratégia focada na passagem de uma mensagem de forma inovadora e não convencional. Com a utilização desta estratégia de marketing, conseguimos com pouco investimento e elevado nível de criatividade, aumentar o impacto da ação junto do público-alvo.

Tendo em conta que milhões de portugueses iriam assistir ao duelo de futebol entre o Sporting Clube de Braga e o Sporting Clube de Portugal, decidimos utilizar este jogo como palco para a mensagem da campanha. Assim, o guarda-redes do SC Braga, Tiago Sá, usou luvas especiais no jogo dessa noite. A frase “Diga não à violência doméstica” podia ler-se na sua luva direita e, na esquerda, o número 116 006, linha de apoio à vítima.

“A violência deixa marcas; ignorá-las deixa homicídio” foi o slogan criado pela Bright Creative Group e selecionado pela APAV e pelo atleta para passar a mensagem da campanha. No dia do jogo, muitas pessoas se perguntaram o que Tiago Sá tinha escrito nas suas luvas. Contudo, tal como planeado, só no final do jogo é que foi possível descobrir a verdadeira mensagem, quando Tiago Sá revelou nas suas redes sociais o vídeo da campanha.

A distribuição da campanha foi feita através das redes digitais e teve um grande impacto na imprensa desportiva nacional e no meio digital, onde várias pessoas parabenizaram o atleta e a APAV pela pertinente iniciativa.

Creative Concept 

Impacto da campanha

Alcance online

+ 0

Impressões Online

+ 0

Visualizações do vídeo

+ 0

Engagement

+ 0

Alcance nos mídia

+ 0

Partilhas digitais

+ 0

Localização audiência

Lisboa – 47,65%
Braga – 20,07%
Porto – 19,86%
Outros – 12,42%

Audiência por género

52 % – Masculino
48% – Feminino

Faixa etária do público

18-24: 37%
25-34: 18%
35-44:24%
45-54: 11%
55-64: 7%
+65: 3%

Imprensa Desportiva

"Tiago Sá vai usar umas luvas especiais no jogo de domingo com o Sporting. Na mão direita vai ler-se a frase "Não à violência doméstica"; na esquerda estará o número 116 006, linha de apoio à vítima. O guarda-redes do Sp. Braga associou-se à APAV (Associação de Apoio à Vítima) com o objetivo de alertar para os casos de violência doméstica em Portugal - só em janeiro foram registadas 9 mortes. "A violência deixa marcas; ignorá-las deixa homícidio", lembrou o jogador no vídeo."
Jornal Record
"Em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), Tiago Sá, guarda-redes do Braga, protagoniza uma campanha que procura sensibilizar para a questão da violência doméstica em Portugal."

Jornal OJogo
OUTROS CASE STUDIES /

o nosso escritório digital

Av. do Atlântico nº 16, 14º Piso, 1990-019 Lisboa

geral@brightcreativegroup.com

Temos orgulho de ser uma empresa 100% remota, que ajuda
marcas diferentes e entusiastas.

© Bright Creative Group. All Rights Reserved  /