o desafio
Nos primeiros dois meses de 2019, Portugal registou nove mortes no contexto da violência doméstica: números bastante superiores aos reportados em períodos equivalentes de anos anteriores.
Tiago Sá, guarda-redes do SC Braga juntou-se à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) para sensibilizar para os casos de violência doméstica em Portugal. A Bright Creative Group foi a agência de marketing escolhida para desenvolver esta campanha de marketing única, onde o principal objetivo foi alertar o maior número de pessoas para este problema.
Definimos o conceito criativo, escrevemos o roteiro da campanha, realizámos toda a publicidade digital da campanha e articulámos a comunicação com a imprensa desportiva para aumentar o alcance da campanha.

Fases do Projeto
Empatizar
Primeiro contacto com o cliente para perceber de que forma poderíamos ajudar e quais os principais desafios.
Definição
Avaliação de todos os dados e informações que o cliente forneceu.
Idealização
Brainstorming de ideias “fora da caixa”. Criação do conceito criativo, slogan e guião final da campanha.
Estratégia
Definição da estratégia de divulgação digital e offline.
Produção
Desenvolvimento do vídeo final e fotografias da campanha.
Implementação
Lançamento da campanha.
Conceito Criativo
Para o conceito criativo, desenvolvemos um conceito de marketing de guerrilha. O Marketing de Guerrilha é uma estratégia focada na passagem de uma mensagem de forma inovadora e não convencional. Com a utilização desta estratégia de marketing, conseguimos com pouco investimento e elevado nível de criatividade, aumentar o impacto da ação junto do público-alvo.
Tendo em conta que milhões de portugueses iriam assistir ao duelo de futebol entre o Sporting Clube de Braga e o Sporting Clube de Portugal, decidimos utilizar este jogo como palco para a mensagem da campanha. Assim, o guarda-redes do SC Braga, Tiago Sá, usou luvas especiais no jogo dessa noite. A frase “Diga não à violência doméstica” podia ler-se na sua luva direita e, na esquerda, o número 116 006, linha de apoio à vítima.
“A violência deixa marcas; ignorá-las deixa homicídio” foi o slogan criado pela Bright Creative Group e selecionado pela APAV e pelo atleta para passar a mensagem da campanha. No dia do jogo, muitas pessoas se perguntaram o que Tiago Sá tinha escrito nas suas luvas. Contudo, tal como planeado, só no final do jogo é que foi possível descobrir a verdadeira mensagem, quando Tiago Sá revelou nas suas redes sociais o vídeo da campanha.
A distribuição da campanha foi feita através das redes digitais e teve um grande impacto na imprensa desportiva nacional e no meio digital, onde várias pessoas parabenizaram o atleta e a APAV pela pertinente iniciativa.
Localização audiência
Lisboa – 47,65%
Braga – 20,07%
Porto – 19,86%
Outros – 12,42%
Audiência por género
52 % – Masculino
48% – Feminino
Faixa etária do público
18-24: 37%
25-34: 18%
35-44:24%
45-54: 11%
55-64: 7%
+65: 3%
Imprensa Desportiva


