Campanha Criativa & Realidade Aumentada - Universidade de Coimbra

O desafio

A Universidade de Coimbra, a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas da Europa, considerada Património Mundial da UNESCO desde 2013, desafiou-nos a criar um conceito disruptivo para a renovação dos principais outdoors da Universidade.

Depois de um intenso brainstorming entre a nossa equipa, decidimos que cada um dos outdoors deveria representar, respetivamente, o passado e o futuro da Universidade de Coimbra. E, tendo em conta que toda a história da Universidade de Coimbra está intrinsecamente ligada à sua comunidade, decidimos que estes novos outdoors não seriam apenas duas imagens bonitas, mas sim um espaço de interação. Assim, surgiu a ideia de criarmos um conceito assente na animação dos outdoors, que revelasse os pontos altos da história da Universidade de Coimbra, através de realidade aumentada. 

O nosso cliente não queria que o utilizador descarregasse uma aplicação móvel para poder ver a animação, pois poderia ser um impedimento para a visualização da mesma. Assim, decidimos desenvolver um filtro para as aplicações Instagram e Facebook, que estão instaladas nos smartphones de quase todos os utilizadores, o que permitiu que a animação fosse vista com menor fricção. O filtro foi desenvolvido através da plataforma Spark AR Studio.  

Fases do Projeto 

Empatizar 

Primeiro contacto com o cliente para perceber de que forma poderíamos ajudar e quais os principais desafios.

Definição 

Avaliação de todos os dados e informações que o cliente forneceu.

Idealização 

Brainstorming de ideias “fora da caixa”.

Estratégia

Definição de toda a estratégia digital e offline.

Produção

Desenvolvimento AR, Storyboard e Campanha digital nas redes digitais.

Implementação

Lançamento da campanha e dos outdoors com realidade aumentada.

Conceito Criativo

O objetivo principal da campanha era criar uma experiência de realidade aumentada nos outdoors, dando aos utilizadores a perceção de que os outdoors “ganhavam vida”. Desta forma, conseguimos promover a interatividade entre a Universidade de Coimbra e a sua comunidade.

O conceito criativo que desenvolvemos foi com base na conexão entre o passado histórico da Universidade, representado no outdoor da esquerda por um estudante a ler um livro na Biblioteca Joanina, e o futuro da mesma, representado no outdoor da direita por uma estudante com óculos virtuais. A animação começava assim que os utilizadores apontassem a câmera dos seus smartphones para os outdoors. O vídeo de animação ligava as duas faces dos outdoors, criando uma linha do tempo que revelava alguns dos momentos mais relevantes da Universidade de Coimbra ao longo dos seus 731 anos de história.

O nosso trabalho foi dividido nas seguintes etapas:

  • Idealização do conceito para a composição visual dos outdoors;
  • Storyboard da animação da realidade aumentada;
  • Roteiro da animação;
  • Produção da animação e implementação de efeitos visuais;
  • Integração de animação na plataforma Spark Studio, via Facebook;
  • Desenvolvimento da Landing page com informações sobre a campanha e link para acesso à experiência de realidade aumentada;
  • Estratégia de divulgação da campanha nos meios digitais e nos restantes meios de comunicação.

Storyboard

A animação começava com um efeito que ligava os dois outdoors, “o passado” e “o futuro” da universidade.

Quando os dois lados se conectavam, ocorria um efeito de explosão com partículas.

Esse efeito de explosão revelava uma linha do tempo, com diferentes momentos relevantes na história da universidade. 

Este era um desse momentos, onde os usuários podiam ver a construção da Biblioteca Joanina.

Cada momento da linha do tempo era acompanhado com o ano do desse acontecimento e com uma breve descrição do mesmo através de narração e também escrita em rodapé.

A animação podia ser acompanhada por narração em português ou inglês, à escolha do utilizador, tornando a experiência inclusiva.

Terminada a descrição de um momento da linha do tempo, surgia uma nova explosão de partículas, acompanhada por um novo momento fundamental da história da universidade.

A experiência interativa terminava com uma narração inspiradora sobre a Universidade de Coimbra e o contributo de toda a comunidade para o seu passado, presente e futuro.

Branding

Outdoor da Esquerda – Admirar a História:

Este outdoor representou o passado por meio de um aluno da Biblioteca Joanina a ler um livro. A Biblioteca Joanina é considerada uma das mais belas bibliotecas do mundo e continua em perfeitas condições, lembrando todos os que a visitam e a enorme história associada à Universidade de Coimbra. 

Outdoor da Direita – Redesenhar o Futuro: 

Por outro lado, este outdoor ilustrou o futuro através de um aluno com óculos de realidade aumentada, representando a visão futurista da Universidade de Coimbra na procura de um futuro tecnológico mais sustentável e com investigação científica de ponta.

Landing Page

A Bright Creative Group desenvolveu uma Landing page para apresentar informações sobre a campanha e disponibilizar o link para ativar a experiência de realidade aumentada. Através do QR Code presente no chão e nos outdoors, o utilizador era encaminhado para info.uc.pt/outdoors, onde tinha informações sobre a experiência, bem como o link para aceder ao filtro do facebook. Aberto o filtro, a animação começava assim que a câmara do smartphone fosse apontada para os dois outdoors.

Foram desenvolvidas duas versões da Landing Page, em português e inglês, por forma a assegurar que a experiência fosse acessível aos milhares de turistas internacionais que visitam diariamente a Universidade de Coimbra. 

Play Video
OUTROS CASE STUDIES /

o nosso escritório digital

Av. do Atlântico nº 16, 14º Piso, 1990-019 Lisboa

geral@brightcreativegroup.com

Temos orgulho de ser uma empresa 100% remota, que ajuda
marcas diferentes e entusiastas.

© Bright Creative Group. All Rights Reserved  /