O que significa gerar Leads e porque é que é importante?

O que significa gerar Leads e porque é que é importante?

As empresas que fazem o serviço de geração de leads responsabilizam-se por fornecer à sua empresa os leads mais importantes que precisa para adquirir novos clientes, dando-lhe tempo para trabalhar noutras tarefas, como por exemplo desenvolvimento de novos produtos e serviços. O crescimento de um negócio está diretamente relacionado com a procura de novos clientes e garantir a satisfação dos mesmos, e é isso que torna a geração de leads tão poderosa.

Imagine começar na segunda-feira de manhã com 10 leads de vendas em espera na sua caixa de entrada do e-mail. Existe alguma maneira mais produtiva de começar a semana de trabalho em relação à expansão de um negócio? Provavelmente não.

Como funciona?

Algumas agências são especializadas em fornecer leads qualificadas para empresas. O processo de geração de leads é realmente muito fácil – mas, como todas as coisas fáceis, é difícil fazer bem.

Em primeiro lugar, a agência desenvolve uma landing page ou faz parceria com plataformas que promovem e anunciam produtos e serviços. Um consumidor encontra essas landing papes ou websites informativos e, preenche um formulário de solicitação de cotação on-line. As informações do comprador são verificadas e combinadas com os fornecedores apropriados. Esses leads correspondentes, com informações completas de contato e requisitos de compra, são então enviados por e-mail às empresas.

Quais são as indústrias usam geração de leads?

Teoricamente, a geração de leads pode funcionar para qualquer empresa, mas as empresas que mais usam esse tipo de marketing incluem agências de seguros, instituições de ensino, imobiliárias, fornecedores de escritórios e lojas de móveis. As tendências mostram que a geração de leads continuará a crescer, especialmente para empresas orientadas a serviços.

Por que usar este método?

A geração de leads é uma vantagem para o comprador e o vendedor. Os compradores podem solicitar informações de várias empresas que oferecem o produto ou serviço que estão à procura e, em seguida, o vendedor tem a oportunidade de apresentar as suas sugestões às pessoas que mostraram interesse. As taxas de conversão nos leads recebidos dessa maneira geralmente têm uma taxa de sucesso muito maior do que os contatos frios.

A geração de leads tornou-se popular entre as empresas porque permite que uma empresa:

– Determine o preço por lead

– Escolha o produto ou serviço que deseja oferecer

– Selecione a área geográfica em que a empresa está interessada

– Envolva uma segmentação demográfica mais rigorosa e eficaz

– Controle o número de leads que deseja receber por mês, o que auxilia no orçamento

– Pague apenas pelos leads recebidos

Quanto custa a geração de leads?

Os leads variam em preço e qualidade, podendo variar entre 25 a 500 euros por lead. O preço geralmente depende da dificuldade em adquirir o lead. Quanto mais fácil a fonte, menor o preço. Geralmente, leads de alta qualidade geram taxas de conversão mais altas, justificando assim um preço mais alto.

As agências que oferecem geração de leads frequentemente cobram uma taxa de instalação ou manutenção que pode variar entre 200 e 1000 euros por ano.

Existem quedas no fornecimento de leads com uma empresa?

Embora a geração de leads possa ter sucesso em impulsionar os negócios, desconfie de agências de liderança de má reputação que adotaram práticas antiéticas. Quando está a comprar leads, não consegue controlar quantos fornecedores recebem o mesmo lead e também não consegue saber quão precisa é essa informação. Algumas agências vendem “leads indesejados” ou leads que contêm informações falsas ou imprecisas. Um lead é realmente tão bom quanto a agência que o está a vender. Os leads também podem ficar caros e, se você depender apenas de agências de leads para fornecê-los, isso poderá afetar seu orçamento de marketing. 

O uso de uma agência de leads respeitável para comprar leads certamente pode ajudá-lo a expandir seus negócios, especialmente na fase de iniciação, mas não negligencie a criação de uma estratégia para gerar seus próprios leads.

A geração de leads é a solução para si?

Se o seu calendário estiver vazio e precisar de negócios rapidamente, poderá expandir os seus negócios por meio da geração de leads, embora a um preço. É uma espécie de aposta, e é por isso que escolher com cuidado a demografia alvo é vital.

A geração de leads pode ser uma maneira fácil de aumentar o seu retorno do investimento e expandir bastante sua base de clientes. Aborde-o exatamente como faria com qualquer outro esforço de publicidade: reserve um orçamento razoável para testá-lo e verifique se ele funciona para os seus negócios. A chave para ter sucesso na geração de leads é aprimorar as suas habilidades de vendas e marketing, para que os leads recebidos sejam convertidos a uma alta taxa de vendas. Não tente abordar esse método de marketing sem a capacidade de acompanhar e fechar a venda.

Embora a construção orgânica do relacionamento seja sempre melhor, se você deseja novos negócios, a geração de leads pode ser uma maneira excecional de lucrar e expandir.

Está interessado em gerar leads para o seu negócio? Contacte-nos.